CNPJ: Como abrir e começar a emitir notas fiscais

CNPJ Como abrir e começar a emitir notas fiscais

O número de novos empresários que estão formalizando seus negócios no Brasil cresce cada dia mais, gerando inovação e oportunidades. Isso só é possível no momento em que empreendedores decidem abrir o seu CNPJ e começar a emitir notas fiscais.

Hoje não há mais dificuldade em abrir uma empresa, já que tudo é feito no ambiente online. A melhoria no ambiente de negócios é comprovada quando vemos os dados do Brasil. Já existem mais de 19 milhões de empresas ativas até a metade de 2022.

Quem está começando a prestar serviços ou vender produtos pode ter muitas dúvidas ou achar difícil emitir nota fiscal. Nesse artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre como abrir um CNPJ e começar a emitir notas fiscais.

Para saber como abrir uma empresa com a Contabius acesse nosso artigo clicando aqui.

A Nota Fiscal é um documento essencial para as empresas, ele garante o registro das informações de compra e venda e o recolhimento dos principais impostos. Assim, o seu negócio fica dentro da lei e livre de qualquer problema fiscal.

Porque você deve abrir um CNPJ

Para quem é autônomo ou prestador de serviços, independente do segmento em que atua, é preciso organizar seus processos e as suas vendas. Trabalhando de forma irregular, as chances de conquistar novos negócios e parcerias podem ser perdidas.

O primeiro passo para quem está pensando em se formalizar é entrar em contato com a Contabius. Nossos atendentes especializados poderão tirar todas as suas dúvidas e proceder com a abertura do seu CNPJ.

Para isso nossos contadores realizam uma consultoria indicando o melhor tipo de empresa e outras questões que envolvem a abertura de empresa analisando cada caso.

Isso é importante para começar a emitir nota fiscal, aumentar as suas vendas, pagar os impostos corretos e garantir benefícios.

Como emitir notas fiscais

A emissão de notas fiscais pode ser mais simples do que você imagina. Isso porque a Contabius contabilidade digital providencia tudo o que você precisa para a emissão.

Existem diferenças entre a emissão de nota fiscal de serviço ou de comércio:

  • Nota fiscal de serviço: A prefeitura disponibiliza o serviço de emissão no próprio site.
  • Nota fiscal de comércio: Após a liberação da Inscrição Estadual e com o Certificado Digital de Pessoa Jurídica poderá ser solicitado o credenciamento para emissão de nota fiscal no portal da SEFAZ (secretaria de fazenda do seu estado).

Lembrando que a equipe da Contabius irá preparar toda essa documentação necessária para a sua empresa. Nosso atendimento também tira suas dúvidas na hora de emitir a nota fiscal para que você tenha a segurança de ter preenchido tudo corretamente.

Existem sistemas online que, integrados aos sites da prefeitura ou sefaz, realizam a emissão de nota fiscal de forma mais dinâmica, simples, e deixa tudo organizado com o financeiro da sua empresa.

Na Contabius disponibilizamos aos nossos clientes uma plataforma de gestão financeira completa que permite a emissão de notas fiscais, boletos e até cobrança por cartão de crédito. Soluções que só uma contabilidade digital pode trazer para o seu negócio.

Impostos ao começar a emitir notas fiscais

A preocupação com o montante de impostos a pagar é o fator mais comum que impede as pessoas de querer formalizar o seu negócio. Isso é controverso, pois com um bom planejamento tributário é possível pagar menos impostos do que trabalhando como Pessoa Física. E o empresário ainda conta com muitos benefícios ao pagar os impostos em dia.

Se, por exemplo, a sua empresa for MEI (Microempreendedor Individual), o valor do imposto mensal é fixo concedendo benefícios do INSS como aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-maternidade, entre outros.

Para outros tipos de empresa, o imposto a pagar varia de acordo com o faturamento. Mas aqui é importante destacar que não devemos olhar um valor de imposto alto como uma coisa negativa. Pelo contrário, significa que a sua empresa está prosperando e tem grandes chances de crescer.

O que você está esperando para formalizar o seu negócio e começar a emitir notas fiscais?

Como já citamos aqui, tudo é feito de forma online e automatizada, tornando o processo simples e seguro. Por isso conte com uma contabilidade digital que investe em tecnologia. Entre em contato através do nosso whatsapp e tire todas as suas dúvidas.

Compartilhe o nosso artigo

Outros posts

contabilidade

Quais os riscos de vender sem nota fiscal?

Vender sem emitir nota fiscal pode parecer uma solução tentadora para muitos empreendedores. Afinal, evita-se uma série de burocracias e custos aparentemente desnecessários. No entanto,

Contabilidade parceira do seu Negócio

Não perca tempo e converse com um de nossos especialista para tirar suas dúvidas