Como elaborar um plano de negócios

plano de negócios

É compreensível que para uma caminhada de sucesso, primeiramente, deve ser preparada toda a  trajetória teórica da empresa. Neste caso, estamos falando do plano de negócios.

Inúmeros empreendedores que deixam de realizar a formulação de um plano de negócio para um percurso mais assertivo na empresa acabam se perdendo no meio do caminho e sepultam todo o esforço tido até o momento.

Segundo um estudo do Sebrae de São Paulo, a principal causa do fracasso de empresas é a falta de planejamento prévio. Nada menos que 55% dos empresários entrevistados não elaborou um Plano de Negócios antes de abrir sua empresa.

Um plano de negócios é indispensável, pois é ele quem transforma as idealizações em projetos a serem discutidos e em sequência colocados em prática, ou não, a depender da decisão.

Atuando como contabilidade digital, a equipe de contadores da Contabius disponibiliza o auxílio necessário aos empreendedores que planejam abrir uma empresa, ou modernizar o seu negócio.

Tal qual preparamos um conteúdo com dicas para elaborar o seu plano de negócios. Veja a seguir.

Benefícios de um plano de negócios

Antes de mais nada, vamos listar alguns benefícios e vantagens em montar um plano de negócios para a sua empresa:

  • orientação ao empreendedor para iniciar sua atividade econômica ou expandir o negócio;
  • Uma melhor estrutura das visões e alternativas e reduz os riscos identificados na análise;
  • Estabelece uma vantagem competitiva, podendo representar a sobrevivência da empresa;
  • Define com mais clareza o conceito da empresa, seus diferenciais e objetivos;
  • Relaciona produtos/serviços que serão oferecidos ao mercado.

Análise de mercado e concorrência no plano de negócios

Desde já, a análise de mercado mostrará quem são os seus clientes e como a concorrência está andando. 

Essa parte é importantíssima para o planejamento e para a pesquisa, já que por ela é possível concluir aspectos melhores do mercado em que sua empresa atuará.

Bem como é necessário sempre estar atento aos passos da concorrência. Essa análise serve para pontuar os pontos fortes e fracos e examiná-los em comparação ao que sua empresa está planejando.

Fornecedores

Do mesmo modo avaliar e escolher os fornecedores que melhor irão colaborar com seu negócio. Eles lhe darão apoio necessário com a matéria prima ou serviços para o andamento do negócio. 

Também é importante manter uma proximidade com os mesmos, de maneira que sua empresa tenha prioridade. 

Plano de marketing

Neste plano, deverá ser descrito quais são seus produtos/serviços que seu cliente poderá obter com seu negócio, junto às especificações.

Juntamente no plano de marketing, será detalhada toda a estratégia que fará com que seus produtos sejam anunciados, logo alcançando os clientes.

Plano financeiro

No plano financeiro precisa estar incluído tudo relacionado a dinheiro, custos, investimentos e capital de giro em tudo planejado no plano.

Na criação do plano financeiro, relembre tudo que já escreveu até o momento, pense nas despesas de: fornecedores, matéria-prima, salários, equipamentos, estacionamento físico (caso tenha), hospedagem de loja online, marketing etc. 

Conte com uma plataforma para a gestão financeira completa da sua empresa com a Contabius. Um sistema online totalmente integrado onde estaremos presentes na rotina da sua empresa para auxiliar no sucesso do seu negócio.

Dentre essas e muitas outras vantagens, o plano de negócio proporciona uma vida mais saudável à sua empresa.

Por fim, o objetivo da Contabius é trazer maior viabilidade ao seu negócio, te ajudando a crescer sem problemas. Não demore mais, entre agora em contato conosco e veja em como podemos lhe ajudar! 

Compartilhe o nosso artigo

Outros posts

contabilidade

Quais os riscos de vender sem nota fiscal?

Vender sem emitir nota fiscal pode parecer uma solução tentadora para muitos empreendedores. Afinal, evita-se uma série de burocracias e custos aparentemente desnecessários. No entanto,

Contabilidade parceira do seu Negócio

Não perca tempo e converse com um de nossos especialista para tirar suas dúvidas