Como mudar de contabilidade

contabilidade

Sua empresa está com problemas com a contabilidade atual contratada? Essa insatisfação com o serviço prestado e os danos que causam a sua empresa podem e devem ser resolvidos com uma troca de contador. Mas como mudar de contabilidade?

Segundo uma pesquisa realizada pela tech IOB, 80% dos empreendedores afirmaram que o contador é essencial para um bom desempenho das empresas. Ainda nesse sentido, 33% acreditam que o contador vai atuar mais como parceiro estratégico.

Muitos têm dúvidas enquanto a troca de contabilidade, mas tal procedimento, no geral, é muito simples. Além de ajudar a colocar de volta nos trilhos a vida financeira do seu negócio. Boa leitura!

Posso mudar de contabilidade?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, qualquer empreendedor tem por direito fazer a escolha do escritório que melhor supra suas demandas. Incluindo, claro, a troca de contabilidade em qualquer momento.

Um ponto importante é a leitura cautelosa ao assinar o contrato e a revisão deste antes da troca de contador, visto que algumas contabilidades decidem fazer a inclusão de uma cláusula de multa, caso haja uma rescisão de contrato fora do período determinado.

Em casos como esse, o empreendedor pode ser obrigado a ressarcir a multa de rescisão quando quiser transferir-se para outro contador. 

Como faço para realizar a troca?

Para isso, é preciso que a empresa comunique a contabilidade atual por meio de e-mail ou carta registrada, formalizando o cancelamento dos serviços contábeis. Neste comunicado é necessário que contenha os dados da empresa e a data de encerramento do contrato. 

Geralmente, há um prazo de trinta dias para que o contador atual possa organizar toda documentação cadastral, contábil, fiscal e pessoal da empresa para repassar ao empresário.

É importante também que seja solicitado um relatório com qualquer situação de dívida com órgãos municipais, estaduais e federais, como também parcelamentos de dívidas, que porventura estejam em processo e necessitam ter continuidade na contabilidade futura. 

Ao contatar a nova contabilidade, será elaborado um Contrato de Prestação de Serviços Contábeis onde exibirá a dimensão da sua responsabilidade técnica sobre a empresa que está sendo contratada. Tal procedimento é feito pela própria contabilidade, não exigindo a interatividade com a empresa. 

Para te ajudar nessa escolha, acesse o nosso artigo Contabius: contabilidade completa e entenda mais sobre os nossos serviços.

A Contabius conta com uma equipe de contadores preparada para lhe proporcionar o melhor atendimento possível. Entre em contato conosco e descubra mais sobre como podemos te ajudar!

Compartilhe o nosso artigo

Outros posts

contabilidade

Quais os riscos de vender sem nota fiscal?

Vender sem emitir nota fiscal pode parecer uma solução tentadora para muitos empreendedores. Afinal, evita-se uma série de burocracias e custos aparentemente desnecessários. No entanto,

Contabilidade parceira do seu Negócio

Não perca tempo e converse com um de nossos especialista para tirar suas dúvidas