DIRF 2024: Tudo o que você precisa saber sobre essa Declaração

Você, empreendedor, sabe que a gestão fiscal é uma parte crucial de qualquer negócio. E dentro dos vários compromissos tributários, a DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte) é um elemento chave que merece toda a sua atenção em 2024. Neste guia, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre a DIRF deste ano e como garantir que sua empresa esteja em total conformidade.

O que é a DIRF?

A DIRF é uma obrigação tributária que deve ser entregue por pessoas jurídicas e físicas que pagaram ou creditaram rendimentos sobre os quais tenha incidido retenção do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), ainda que em um único mês do ano-calendário anterior.

Prazos Importantes

Para não correr riscos de multas e penalidades, é crucial estar ciente dos prazos para entrega da DIRF 2024. Fique atento:

  • Prazo de Entrega: O prazo para a entrega da DIRF 2024 é até o último dia útil do mês de fevereiro de 2024.
  • Correções e Retificações: Caso necessite corrigir informações após a entrega, é possível fazer retificações até o último dia útil do mês de Abril do mesmo ano.

Quem deve declarar a DIRF?

A DIRF 2024 precisa ser entregue pelas pessoas físicas e jurídicas pagadores ou que creditaram rendimentos nas operações que tiveram incidência do IRRF, PIS/PASEP, Cofins e Contribuições Sociais Retidas na Fonte (CSRF).

Mesmo que as retenções tenham acontecido somente um único mês do ano-calendário de 2023, a DIRF deverá ser entregue, como contribuinte ou representante de terceiros.

Além disso, pessoas físicas e jurídicas que tenham feito remessas para o exterior, mesmo que não tenha ocorrido retenção do IR, também são obrigadas a declarar

Documentação necessária

Para garantir uma declaração precisa e sem erros, é essencial ter em mãos toda a documentação relevante, incluindo:

  • Comprovantes de rendimentos pagos e retenções de impostos;
  • Informações cadastrais dos beneficiários dos pagamentos;
  • Informações sobre pagamentos a planos de saúde, planos de previdência privada, entre outros.

Passo a passo para a entrega da DIRF

  • Fazer o download do programa da DIRF 2024 e do Receitanet;
  • Analisar se há obrigatoriedade de entrega;
  • Ter as informações sobre os beneficiários;
  • Informar os dados solicitados;
  • Declarar os rendimentos no mês em que aconteceu o fato gerador;
  • Verificação de pendências;
  • Gravar declaração para entrega;
  • Transmitir a declaração;
  • Salvar/imprimir recibo;
  • Acompanhar o processamento.

Benefícios da conformidade

Cumprir com suas obrigações fiscais, como a entrega da DIRF, não é apenas uma questão de evitar penalidades. Dessa forma, manter seu negócio em conformidade demonstra responsabilidade e transparência com as exigências legais do Fisco, o que contribui para a reputação e credibilidade da sua empresa.

A Contabius cuida da Gestão Fiscal do seu negócio!

Em suma, a DIRF 2024 é um componente vital da gestão fiscal da sua empresa. Desse modo, entender seus requisitos, prazos e benefícios é essencial para garantir conformidade e evitar problemas com o fisco. 

Compreender esse complexo mundo fiscal pode ser desafiador, especialmente para empreendedores ocupados com muitas responsabilidades. Contudo, com o suporte contábil moderno e eficaz da Contabius, é possível gerir de modo preciso o cumprimento de todas as suas obrigações fiscais e tributárias.

Portanto, nossa equipe de especialistas está pronta para oferecer suporte e soluções fiscais personalizadas para o seu empreendimento. Entre em contato conosco hoje mesmo e garanta a preparação e entrega da DIRF 2024 de forma prática e descomplicada. 

Compartilhe o nosso artigo

Outros posts

contabilidade

Benefícios de empreender no Digital

Nos dias de hoje, a digitalização tornou-se muito mais do que uma tendência; é uma necessidade vital para a permanência e o crescimento dos negócios.

Contabilidade parceira do seu Negócio

Não perca tempo e converse com um de nossos especialista para tirar suas dúvidas