Guia de contabilidade para engenheiros

contabilidade para engenheiros

Em início de carreira é muito comum que engenheiros estejam preocupados em montar seu escritório, fazer o marketing e começar a trabalhar. Nessa lista de tarefas, as questões sobre contabilidade para engenheiros não devem ser deixadas de lado. Por isso preparamos esse guia com as principais informações que você precisa saber.

Aqui você poderá tirar as principais dúvidas, aquelas que provavelmente não foram esclarecidas na época da faculdade. Você já deve saber que a profissão e o mercado de engenharia têm as suas particularidades. Conhecer bem essas vertentes e trabalhar estrategicamente nelas poderá garantir o seu diferencial no mercado.

Na Contabius estamos conectados a nossos clientes engenheiros com ferramentas tecnológicas 100% digitais. Isso facilita a nossa proximidade e a prestação de um serviço contábil completo e consultivo. Continue lendo para conhecer as vantagens em ser engenheiro e contar com a Contabius.

 Engenheiro autônomo ou PJ: qual é a melhor escolha?

De forma geral podemos afirmar que a melhor escolha para o engenheiro é atuar como PJ devido a economia nos impostos. Para o engenheiro que é autônomo e presta serviços como pessoa física, a alíquota de imposto sobre o que ele ganha pode chegar a 27,5% no imposto de renda e mais 20% de INSS.

Ao abrir uma empresa e constituir o CNPJ, além da economia sobre os impostos, o engenheiro ainda conta com uma série de benefícios que qualquer outro empresário tem. Podemos citar alguns como a abertura de conta PJ em banco, maior facilidade para contratar empréstimo, e até participar de licitações públicas.

Mas é importante lembrar que todo engenheiro que tem uma empresa, ou mesmo os que trabalham como autônomos precisam se preocupar com a contabilidade, já que a falta de pagamento de impostos ou a escolha errada da forma de tributação pode gerar muitos problemas, e principalmente impactar no lucro.

Importância da contabilidade para engenheiros

Regimes tributários, formatos jurídicos, você já deve ter ouvido falar sobre toda a burocracia na hora de abrir uma empresa. São decisões importantes e que podem definir o futuro da carreira de um profissional de engenharia.

Na Contabius temos cuidado com todos esses itens para que você possa se dedicar às atividades profissionais do seu negócio. Perceba como a contabilidade é uma parte essencial do sucesso de qualquer empresa no mercado hoje.

Com as nossas ferramentas digitais você fará a gestão do seu empreendimento com muito mais facilidade e controle. Terá acesso a um fluxo de caixa sempre atualizado, pagamentos em dia e com total conhecimento do que incide sobre seus impostos e tributos.

Um engenheiro possui muitas obrigações, e essa é a melhor maneira de um profissional de engenharia ficar tranquilo e investir no que realmente importa.

Contabilidade especializada para engenheiros

Conforme já falamos, optar por uma contabilidade especializada para engenheiros trará muito mais segurança e tranquilidade para o profissional ter mais tempo livre e focar naquilo que realmente importa.

Na prática, com as facilidades disponíveis na Contabius, você terá o auxílio de especialistas para a organização e tudo mais o que precisar desde a constituição do seu CNPJ.

Entre em contato e fale com nossa equipe para garantir uma contabilidade digital e inovadora para o seu empreendimento.

Compartilhe o nosso artigo

Outros posts

contabilidade

Quais os riscos de vender sem nota fiscal?

Vender sem emitir nota fiscal pode parecer uma solução tentadora para muitos empreendedores. Afinal, evita-se uma série de burocracias e custos aparentemente desnecessários. No entanto,

Contabilidade parceira do seu Negócio

Não perca tempo e converse com um de nossos especialista para tirar suas dúvidas