Mudanças no pagamento do FGTS entram em vigor em 2024

A partir de março de 2024, haverá a implementação do Sistema FGTS Digital, que trará um marco significativo no ramo empresarial e trabalhista do país. A nova medida visa facilitar a vida dos empregadores em relação ao recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e isso implicará em mudanças consideráveis. Assim, exploraremos neste artigo a alteração no pagamento do FGTS 2024 e suas principais implicações. Acompanhe a leitura.

Mudanças à vista: o FGTS Digital traz um novo formato de arrecadação

O FGTS digital será a nova plataforma de arrecadação. Assim, o processo tradicional de pagamento, que envolve papelada e burocracia, dará lugar a um sistema digitalizado, simplificado e ágil. Entretanto, é preciso estar atento a essa transição, uma vez que requer familiaridade com novos métodos e plataformas.

Principais implicações: FGTS Digital 2024

É importante entender que o  impacto dessas mudanças transcende a mera adoção de tecnologia. Empresas de todos os setores serão afetadas, demandando uma reestruturação interna para garantir a conformidade com as novas diretrizes. Dessa maneira,  o  Sistema FGTS Digital trará uma série de facilidades para os empregadores em 2024, uma vez que a nova plataforma permitirá emitir guias de forma rápida e personalizada, solicitar restituição de valores, contratar parcelamentos, consultar extratos, entre outros serviços.

Nova forma de pagamento

A partir de Março de 2024, o FGTS deverá ser pago exclusivamente através de PIX, por QR Code ou Copia e Cola. Contudo, não será necessário possuir chave Pix, apenas uma conta habilitada para esse modelo de pagamento. Dessa forma, a nova plataforma, que já está em fase de testes e validações, está equipada com diversas funcionalidades que simplificam o cumprimento dessa obrigação. 

Alteração na data de vencimento

Entre as mudanças trazidas pelo FGTS Digital em 2024, teremos uma mudança na data de vencimento, que passa do dia 7 para o dia 20 de cada mês. 

A Importância da contabilidade digital para a adaptação do seu negócio

De fato, ter uma parceira estratégica para se adaptar e prosperar nesse novo cenário é o caminho mais seguro e eficaz para evitar erros e dores de cabeça desnecessárias. Assim, nossos especialistas capacitados oferecem todo o suporte e orientação para que esse processo de transição seja prático e tranquilo.  

Portanto, se sua empresa busca se adequar às mudanças do FGTS em 2024 com segurança e sem burocracia, entre em contato com os nossos especialistas da Contabius. Nossos serviços de contabilidade abrangentes e adaptáveis estão prontos para atender às demandas específicas de sua empresa.

Compartilhe o nosso artigo

Outros posts

contabilidade

Como precificar um produto ou serviço?

Precificar um produto ou serviço é uma das decisões mais importantes para qualquer negócio. Uma estratégia de precificação eficaz impulsiona os lucros, enquanto uma abordagem

Contabilidade parceira do seu Negócio

Não perca tempo e converse com um de nossos especialista para tirar suas dúvidas